quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Clube dos Cafajestes (nota 8)

Finalmente criei vergonha na cara e assisti a uma das comédias mais cultuadas do cinema hollywoodiano. Clube dos Cafajestes mostra o dia a dia de festas, bagunça, e total descontrole da irmandade DELTA de uma universidade. Não faltam bebidas, peitos de fora, destruição e muitas risadas... eu acho que eu me daria bem num lugar desses, hehe!!

Mas é difícil ignorar que o filme está muito datado. Ele foi lançado em 1978, porém a história se passa na década de 60. Enquanto atualmente piadas sobre maconha são corriqueiras em filmes como o divertidíssimo Segurando as Pontas, aqui isso é demonstrado como um ato bem mais perigoso do que virar uma garrafa de Jack Daniels. E é muito estranho ver uma cena de um beck sendo compartilhado ao som de jazz com portas trancadas.

As músicas do filme num geral demonstram sua idade. As festas descontroladas da irmandade são embaladas por Beach Boys, e até por Otis Day & the Knights tocando SHOUT ao vivo. Eu não reclamo, pois adoro essas músicas, bem melhores do que as porcarias de rap americano que nos é enfiado goela abaixo. Além disso, a irmandade rival certinha é patética para aquela época, então realmente dá vontade de dar um murro na cara deles de tão arrumadinhos e certinhos que são.

Existem muitos rostos conhecidos. O mais lembrado de todos é John Belushi, o eterno Jake Blues, mais animalesco, bêbado e pscicótico do que nunca.

O filme realmente diverte muito. E temos que lembrar que hoje não existiria nenhum American Pie da vida se esse filme não tivesse começado tudo. É a origem dos college party/road trip movies.

Nenhum comentário: