terça-feira, 9 de março de 2010

Distrito 9 (nota 9)

Uma excelente ficção científica e um dos melhores e mais originais filmes do ano passado. Feito com um orçamento considerado baixíssimo para os padrões atuais, Distrito 9 prova novamente que criatividade e uma boa idéia são essenciais para ótimo filme. E isso é provado numa frase dita logo nos primeiros minutos, quando uma narração diz que para a surpresa do mundo, a nave dos "camarões" não parou quebrada sobre Nova York, ou Washinton, mas sim sobre Joanesburgo na África do Sul.

E todas as complicações do enredo surgem desse conflito entre uma espécie alienígena vivendo em favelas num país que já sofreu com o apartheid, e agora se vê em meio a outro conflito étnico. Quando tentam realocar os "camarões" para outro lugar fora de Joanesburgo, o personagem principal Wikus entra em contato com uma substância estranha que o torna alvo de todas as forças envolvidas no conflito. Somos apresentados a todo o desenrolar do enredo numa forma semi-documentario, que torna a experiência quase real.
Quanto ao baixo orçamento, imagino que isso se deu pela não contratação de atores conhecidos (e não fazem falta nenhuma nesse filme, todos estão ótimos), pois os efeitos especiais são de primeiríssima qualidade. Assisti ao filme em Blu-Ray, e o visual é de cair o queixo! Recomendadíssimo.

Nenhum comentário: