terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Trilogia Senhor dos Anéis

Fazia tempo que não postávamos algo, certo? Mas isso tem explicação. Primeiro a Ju comprou o Big Brother, e não sai mais da frente da tv enquanto está em casa, e segundo que eu estava revendo a trilogia do Senhor dos Anéis, em doses homeopáticas. Sei que muitos já cansaram de ler sobre estes filmes, mas são tão bons que vale a pena escrever de novo.

Peter Jackson é um gênio. A forma como ele conseguiu adaptar os livros do J. R. R. Tolkien é simplesmente brilhante. Na fotografia maravilhosa graças a Nova Zelândia, na trilha sonora perfeita, na seleção de atores acertadíssima, na quantidade certa de efeitos visuais extremamente bem feitos, ou seja, tudo ajuda a criar uma experiência única nas quase 10 horas de aventura pela Terra Média.

A Sociedade do Anel (nota 8)
Este filme, assim como no primeiro livro, as coisas demoram um pouco para acontecer. Ainda que na adaptação para as telonas, muita coisa foi resumida e retirada para ajudar na velocidade da narrativa (exite um encontro dos hobbits com Tom Bombadil e as criaturas tumulares que foi corretamente retirada, pois não acrescenta nada). Pela narrativa mais lenta, é o filme que mais se sente passarem as quase 3 horas de projeção.

Neste já somos apresentados a boa parte dos personagens que terão algum papel importante durante todo o desenrolar do enredo. Conhecemos os quatro hobbits, Frodo, Sam, Merry e Pippin, o mago Galdalf, o andarilho Aragorn, o anão Gimli, e o elfo Legolas. Todos estes personagens são incrivelmente cativantes, sendo que ficamos sempre ansioso pela próxima aparição destes. Também conhecemos o terrivel Um Anel, a personificação de todo o mal.

As Duas Torres (nota 10)
Agora sim, um filme com um ritmo mais intenso, muitas batalhas e muitos orcs mortos. O melhor da trilogia! Neste filme conhecemos o povo de Rohan, seu rei Theoden, e seus filhos Éomer e Eowyn. Neste filme passamos a acompanhar dois grupos em seus próprios rumos, Aragorn, Legolas e Gimli (mais tarde também com Gandalf) na tentativa de resgatar os hobbits Pippin e Merry, que foram levados por orcs, e o outro grupo formado por Frodo, Sam e o incrivelmente bem feito e nojento Gollum.
neste filme foi feita uma escolha muito sábia de adaptar o livro, onde pulamos entre todos os grupos de forma a quebrar um pouco a tensão da incrível batalha no abismo de Helm, com a viajem de Frodo. No livro, a primeira metade descreve somente o grupo de Aragorn, enquanto a segunda metade do livro, conta somente sobre o grupo de Frodo.
E aqui já começamos a perceber o quanto Peter Jackson gosta de exércitos absurdamente numerosos.

O Retorno do Rei (Nota 9)
Filme que abocanhou quase todos os Oscar possíveis, fecha a excelente trilogia. Nele acompanhamos a ascensão de Aragorn como lider e Rei dos homens da Terra Média. Novamente, com batalhas ainda mais incríveis que o filme anterior e a derrota final de Sauron.
Nota para a engraçadíssima competição entre Lelgolas e Gimli para ver quem mata mais orcs.
Para não ficar me repetindo em elogios, vale notar as ótimas interpretações de todos os atores, que cairam muito bem em seus papíes, e em nenhum momento penso neles como atores interpretando, pois realmente me convencem que eles SÃO os personagens... Na boa, alguém conseguiu ver algum filme do Viggo Mortensen sem falar: "Olha o Aragorn!!" É claro que não.

Quero aproveitar também para demonstrar meu enorme descontentamento com a falta de respeito pelos fãns brasileiros, pois até hoje nunca foram lançados os DVDs com cenas extras, que há muito tempo já existem nos EUA. Para se ter uma idéia, o Retorno do Rei, passa das suas 3h10 para incríveis 4h de duração. Uma pena.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Um pouco mais de Ensaio Sobre a Cegueira

Concordo com tudo que a Ju escreveu sobre este filme. É muito perturbador e assustador, mas não no sentido de filme de terror, mas sim sobre uma realidade terrivel da natureza humana. Como eu já havia escrito nos filmes de zumbi, este mais do que os outros, mostra o quanto o ser humano pode ser desprezível em situações extremas.

Mas felizmente sempre existe o outro lado, das pessoas que autruistas que se doam para ajudar o próximo.

Novamente, a fotografia do filme é expetacular. Os enquadramentos são estranhos e incouns, acho que para dar a impressão da direção que um cego olharia.

É isso aí, não achem que esse filme é um blockbuster de entretenimento, pois não é.
É um filme difícil de se ver que pode não agradar a todos, mas é MUITO bom.

Ensaio sobre a cegueira (nota 9)

Muito bom esse filme, mas dá para entender a polêmica... O Fernando Meirelles realmente é um diretor incrível. Ele sabe conduzir uma história no limite da tensão e angustia. As atuações da Julianne Moore e Mark Rufallo são convincentes. Mas de fato não é um filme fácil. Além da realidade claustrofobica que vai se construindo para os personagens, a forma como o filme foi desenhado desconcerta o espectador. O jogo da iluminação e fotografia é um espetáculo a mais no filme e contribui para dar o climão que se espera.

A curiosidade fica por conta de ver São Paulo em versão "filme de zumbi." As cenas de uma São Paulo abandonada chamam a atenção por duas razões, a primeira é ver em um filme hollywoodiano se passar na nossa cidade e a outra é pensar como que eles conseguiram esse milagre de liberar locais tão povoados quanto viaduto do chá, minhocão, etc.

O Balconista 2 (nota 7)

Eu gosto dos filmes do Kevin Smith. E sendo este filme um típico dele, não tem como não gostar. Os diálogos sarcásticos, a tiração de sarro, os palavrões, e é claro Jay e Silent Bob, tudo está lá como de costume.

Kevin Smith sabe suas limitações como diretor, portanto escreve ótimos textos e dirigem muito bem seus atores, que geralmente incorporam muito bem seus papéis. Smith até negou dirigir grandes blockbusters quando convidado, pois ele mesmo não se sente a vontade.

neste filme acompanhamos os mesmos dois protagonistas do "O Balconista", que após o incêndio na loja que trabalhavam, passam a trabalhar num restaurante de fast food, e é claro que lá continuam com sua habitual rotina de escrachar seus clientes.

O filme é divertido e muito engraçado. Não tem como não agradar.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O Último Dragão (sem nota)


Um verdadeiro clássico da Sessão da Tarde!!! Quem não se lembra de Bruce Leroy e seu brilho dourado lutando contra o bufão Sho'nuff?? Com visual oitentista extremamente carregado e trilha sonora típica desta decada, o filme não pode receber uma nota. Ele é tão ruim, mas tão ruim, que acaba sendo bom. Vale rever para dar boas risadas.

Lí uma notícia que este filme será refilmado, e no papel de Sho'nuff (Quem é o mestre??? QUEM É O MESTRE??) o sempre presente Samuel L. Jackson. Aposto que vai ser engrassadíssimo vêlo com o cabelo e a atitude de Sho'nuff.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Globo de Ouro - 90% satisfeita

Como o Felipe já escreveu, ontem tivemos o Globo de Ouro premiando os melhores de cinema e TV do ano de 2008. Minha avaliação foi bem positiva da premiação desse ano (geralmente fico muito frustrada com aqueles filmes chatos ganhando tudo).

Acho que as vitórias do Slumdog Milionaire foram realmente merecidas e ele sai favorito ao Oscar desse ano. Depois dos 'pequenos' pequena miss sunshine e juno baterem na trave, esse ano tem tudo para dar o azarão... Danny Boyle é outra aposta para Oscar, e merecidíssimo também. Realmente nós gostamos muito de Danny Boyle...

As vitórias da Kate Winslet também foram incríveis. Ela certamente é uma das atrizes mais merecedoras de premios e reconhecimentos e uma das que menos recebeu. Pensar que a Halle Berry tem um Oscar e a Kate Winslet ainda não é de chorar... Mas acho que agora isso vai mudar... Ela já merecia isso pelo menos por Em busca na terra do nunca, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Pecados Intimos, Iris e Titanic, porque não!? Fique muito satisfeita dessa vez... Além do discurso dela para o LEonardo que foi espetacular...

Outra premiação mais que justa foi de Wall-e como animação, se bem que eu sou da teoria ue Wall-e bem que podia estar como filme principal... Mas valeu de qq forma..

Acho que a única decepção da noite ficou por conta de melhor ator drama. Do mesmo jeito que foi maravilhoso ver a Kate ser premiada, já está mais do que na hora de reconhecer o trabalho do Leonardo di Caprio. Neste filme os dois estão de igual para igual e a coisa funciona baseado nesse química e nas insterpretações do dois. Esse preconceito tem que acabar. O LEonardo é um excelente ator e merece ser reconhecido como tal...

Que venham os Oscars....

Vencedores do Globo de Ouro 2009

Neste domingo, dia 11/01/09 foi realizada a entrega dos Globos de Ouro para filmes e séries de tv.
Para nossa grande surpresa e alegria, o "azarão" Slumdog Millionaire (TRAILER) do diretor Danny Boyle (um dos favoritos deste blog) faturou alto levando algumas das principais categorias, como melhor Filme e melhor Diretor. O filme independente sai desta premiação fortalecido e deverá ir ao Oscar como favorito, mesmo ainda sendo considerado o "azarão". Um ótimo filme realmente, merecedor destas glorias.

Outros destaques foram a atriz Kate Winslet vencendo como atriz coadjuvante e também como atriz principal, a emocionante premiação póstuma de melhor ator coadjuvante para Heath Ledger pelo Coringa em Batman Cavaleiro das Trevas. Muito merecido, pela interpretação mais perfeita e que será sempre referência do Palhaço do Crime.

Segue a lista, os vencedores estão destacados em vermelho.

Melhor filme - Drama

Slumdog Millionaire
Apenas um Sonho
O Curioso Caso de Benjamin Button
Frost/Nixon
The Reader

Melhor filme - Comédia ou musical

Vicky Cristina Barcelona
Na Mira do Chefe
Mamma Mia!
Queime Depois de Ler
Simplesmente Feliz

Melhor diretor

Danny Boyle (Slumdog Millionaire)
Stephen Daldry (The Reader)
David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Ron Howard (Frost/Nixon)
Sam Mendes (Apenas um Sonho)

Melhor atriz (drama)

Kate Winslet (Apenas um Sonho)
Anne Hathaway (O Casamento de Rachel)
Angelina Jolie (A Troca)

Kristin Scott Thomas (Il y a Longtemps que je T'aime)
Meryl Streep (Dúvida)

Melhor ator (drama)

Mickey Rourke (O Lutador)
Leonardo DiCaprio (Apenas um Sonho)
Frank Langella (Frost/Nixon)
Sean Penn (Milk – A Voz da Igualdade)
Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button)

Melhor atriz (comédia ou musical)

Sally Hawkins (Simplesmente Feliz)
Rebecca Hall (Vicky Cristina Barcelona)
Frances McDormand (Queime Depois de Ler)
Meryl Streep (Mamma Mia!)
Emma Thompson (Last Chance Harvey)

Melhor ator (comédia ou musical)

Colin Farrell (Na Mira do Chefe)
Javier Barden (Vicky Cristina Barcelona)
James Franco (Segurando as Pontas)
Brendan Gleeson (Na Mira do Chefe)
Dustin Hoffman (Last Chance Harvey)

Melhor filme estrangeiro

Waltz with Bashir (Israel)
The Baader Meinhoff Complex (Alemanha)
Everlasting Moments (Suécia)
Gomorra (Itália)
Il y a longtemps que je t’aime (França)

Melhor filme de animação

Wall-E
Bolt - Supercão
Kung Fu Panda

Melhor atriz coadjuvante

Kate Winslet (The Reader)
Amy Adams (Dúvida)
Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Viola Davis (Dúvida)
Marisa Tomei (The Wrestler)

Melhor ator coadjuvante

Heath Ledger (Batman – O Cavaleiro das Trevas)
Tom Cruise (Trovão Tropical)
Robert Downey Jr. (Trovão Tropical)
Ralph Fiennes (A Duquesa)
Phillip Seymour Hoffman (Dúvida)

Melhor roteiro

Slumdog Millionaire
O Curioso Caso de Benjamin Button

Dúvida
Frost/Nixon
The Reader

Melhor trilha sonora

Slumdog Millionaire
O Curioso Caso de Benjamin Button

Defiance
Frost/Nixon
A Troca

Melhor canção

O Lutador
Bolt - Supercão
Cadillac Records
Gran Torino
Wall-E

Melhor telessérie (drama)

Mad Men
Dexter
House
Em Terapia
True Blood

Melhor telessérie (comédia)

30 Rock
Californication
Entourage
The Office
Weeds

Melhor ator em telessérie (drama)

Gabriel Byrne (Em Terapia)
Michael C. Hall (Dexter)
Hugh Laurie (House)
Jonathan Rhys-Meyers (Os Tudors)
Jon Hamm (Mad Men)

Melhor atriz em telessérie (drama)

Anna Paquin (True Blood)
Sally Field (Brothers and Sisters)
Mariska Hargitay (Law and Order: Special Victims Unit)
January Jones (Mad Men)
Kyra Sedgwick (The Closer)

Melhor ator em telessérie (comédia)

Alec Baldwin (30 Rock)
Steve Carell (The Office)
Kevin Connolly (Entourage)
David Duchovny (Californication)
Tony Shalhoub (Monk)

Melhor atriz em telessérie (comédia)

Tina Fey (30 Rock)
Christina Applegate (Samantha Who?)
America Ferrera (Ugly Betty)
Debra Messing (The Starter Wife)
Mary-Louise Parker (Weeds)

Melhor minissérie ou telefilme

John Adams
A Raisin in the Sun
Bernard and Doris
Cranford
Recount

Melhor ator em minissérie ou telefilme

Paul Giamatti (John Adams)
Ralph Fiennes (Bernard and Doris)
Kevin Spacey (Recount)
Kiefer Sutherland (24: Redenção)
Tom Wilkinson (Recount)

Melhor atriz em minissérie ou telefilme

Laura Linney (John Adams)
Judi Dench (Cranford)
Catherine Keener (An American Crime)
Shirley MacLaine (Coco Chanel)
Susan Sarandon (Bernard and Doris)

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou telefilme

Tom Wilkinson (John Adams)
Neil Patrick Harris (How I Met your Mother)
Denis Leary (Recount)
Jeremy Piven (Entourage)
Blair Underwood (Em Terapia)

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou telefilme

Laura Dern (Recount)
Eileen Atkins (Crawford)
Melissa George (Em Terapia)
Rachel Griffiths (Brothers and Sisters)
Dianne Wiest (Em Terapia)

domingo, 11 de janeiro de 2009

*TOP 5! Filmes de Zumbi

Inspirado pelo filme que assisti nesta tarde, decidi fazer uma listinha com alguns filmes de um dos gêneros que gosto muito, filmes de terror no subgênero ZUMBIS!!! YES, nojeira, sanguinolência, desmembramentos.... que fome!!! Brincadeiras a parte, uma das coisas mais interessantes nestes filmes, é que quase todos tem uma coisa em comum, que é jogar na cara do espectador que o ser humano tem tanta capacidade para superação, quanto para causar a própria destruição, quando colocados em situações extremas e desesperadoras.

5º lugar: Terra dos Mortos (Land of the Dead)
Este é o filme que teoricamente encerra uma trilogia dos mortos iniciada com o Madrugada dos Mortos de 1968, do mestre e grande definidor do gênero de zumbis George A. Romero. Lançado em em 2005, mostra a evolução do mundo após as infestações dos desmortos, e como os vivos se adaptaram. Trailer

4º lugar: A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead)
Este filme, escrito pelo mestre George A. Romero e dirigido pelo mago dos efeitos e maquiagens nojentas Tom Savinni, lançado em 1990 é na verdade uma refilmagem do clássico de mesmo nome dirigido pelo prórpio Romero em 1968. Como um bom filme dos anos 80, tem todas as coisas trash que pode-se esperar, mas ainda assim é muito divertido. Zumbis lentos, burros e famintos, homens de meia-idade arrogantes que só pensam em si próprios, e uma protagonista que começa como mocinha assustada pra se tornar uma assassina. Trailer

3º lugar: Todo mundo quase morto (Shaun of the Dead)
Uma grande sátira dos filmes de zumbi, mas que nunca parte para o pastelão. Um ótimo exemplo de comédias inglesas com tiradas sarcásticas sutis. Este filme lançou Simon Pegg como ator e escritor, e digo que vale a pena acompanhar sua carreira. A dupla formada por ele e pelo gordinho Nick Frost é engraçadíssima, como podemos rever em Chumbo Grosso (Hot Fuzz). Trailer

2º lugar: Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead)
Novamente um filme baseado, sendo quase uma refilmagem do filme homônimo de George A. Romero, esta atualização dirigida pelo ótimo Zack Snider traz zumbis que não mais sufocam pela lentidão e persistência, mas que correm com toda sua fome para cima dos vivos restantes. Como todo bom filme de zumbi, ele começa sem muita explicação para já nos colocar na correria desesperada. Trailer

1º lugar Extermínio (28 Days Later)
Como podem perceber nós gostamos muito do diretor Danny Boyle neste blog. E considero este filme dele como o melhor exemplar deste subgênero. Tudo bem que não temos exatamente os zumbis padrão neste filme, ou seja, não são os mortos que voltaram com fome, mas sim uma epidemia de um tipo de raiva que deixa os infectados irracionais e assassinos. Assim como em Madrugada dos Mortos, estes infectados correm muito, deixando as situações mais aterrorizantes. Filmado em Londres, temos algumas das cenas mais impressionandes de uma grande cidade totalmente abandonada. Com uma ótima continuação penas produzida por Boyle(Extermínio 2 - 28 weeks Later), temos uma das mais medonhas e divertidas séries de terror. Espero anciosamente pelo Extermínio 3 (28 Months Later talvez???). Com grandes atuações, ótima trilha sonora e visuais de amedrontar qualquer um, se ainda não viu, vá ver agora. Trailer

Lembrem-se do que disse no começo, estes filmes conseguem sempre demonstrar que os maiores monstros são os próprios humanos. Abraço!!!

Dead Space: Downfall (nota 8)

Dead Space foi desenvolvido como uma experiência multimídia pela Eletronic Arts. O ponto principal é o jogo de survivel-horror para Playstation 3 e XBOX 360, mas também para aumentar a experiência, foi produzida uma linha de quadrinhos pela Image Comics, e um longa animado chamado Dead Space: Downfall.

Como este blog é dedicado a filmes, vou passar rapidamente pelas outras mídias.
A primeira edição dos quadrinhos foi divulgada gratuitamente, e pode ser acessada no link abaixo:
http://www.newsarama.com/php/multimedia/album.php?aid=25029
O jogo é fantástico, e na minha opinião é o melhor jogo em termos de imersão. Com visuais perfeitos, e sons aterrorizantes e muito bem trabalhados deixam esse jogo mais amedrontador.

Quanto a animação, segue na mesma qualidade do jogo quanto ao terror que desperta. Com muita linguagem pesada e imagens cruelmente sanguinolentas, a animação apronta a história para o jogo, pois se passa imediatamente antes do início deste.
Para os os fracos de estômago, recomendo ficar longe tanto do jogo quanto da animação. Pra quem curte um bom terror, não vai se decepcionar.

Link para o trailer da animação:
http://www.youtube.com/watch?v=M40k7JgHEFQ

Trailer do jogo:
http://www.youtube.com/watch?v=LAiHfqnbGYo

E fica aqui meus parabéns a EA pela excelente experiência multimídia criada.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Ong Bak (Nota 7)

Este filme tailandês, o de estreia do ator Tonny Jaa é um ótimo exemplar de filmes de pancadaria típicos dos anos 90, de "astros" como Van Damme, Mark Dacascos, Dolf Lundgren, entre outros tantos de filmes que a Record e a Band adoram passar.

Tonny Jaa é um fantástico lutador de Muay Tai, e eu como praticante de Kung Fu, adorei as lutas deste filme. Suas coreografias são ágeis, fortes, e seus golpes dolorosamente realistas. E incrivelmente, ele não (aparentemente) usa aqueles malditos cabos para pular, que tiram totalmente a realidade do combate. Fiquei realmente fascinado com as lutas deste filme.

Porém, como todo bom lutador, as habilidades de interpretação de lutador não são lá grandes coisas. Ele fala muito pouco no filme, mas distribui socos, chutes, cotoveladas e joelhadas muito bem, que sejamos francos, é o que interesse nesse tipo de filme. Assisti-lo dublado em português não é uma má idéia.

Fica aí a minha dica pra uma diversão sem compromisso. É uma pena que ainda não consegui assistir aos outros filmes do tonny Jaa, pois minha locadora não os tem.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Southland Tales (Nota 3)

Como comentar um filme estranho que não agrada? O outro filme do diretor/escritor Richard Kelly era bastante estranho, mas era interessante, intrigante, a ficção científica Donni Darko. Tendo este filme em mente, aluguei o Southland Tales, também uma ficção científica que se passa num futuro bem próximo, que trata sobre o fim do mundo.

O lance é que o filme não tem uma sequência sequer de fatos, mais e mais falas estranhas, atuações esquisitas e deslocadas. Diferente do Donnie Darko, que eu ficava ansioso pelo final para tentar entender toda aquele enredo estranho, nas absurdas 2h e 25min do Southland Tales, só queria que chegasse logo no final para eu assistir outra coisa.

Estranhamente o filme tem um elenco recheados de nomes conhecidos, e mesmo sendo um filme de tom mais sério, boa parte destes rostos conhecidos são atores cômicos, saídos do Saturday Night Live, que não me convenceram nos seus papeis.

Bom, o filme realmente não é fácil de engolir. Quem quiser tentar, vá em frente. Recomento o Donnie Darko primeiro, se nem se sentirem intrigados por este, fiquem longe de Southland Tales.

Amor e inocência (nota 8)

O filme em inglês se chama "Becoming Jane" e conta a história (supostamente) real da autora de romances Jane Austen (Orgulho e Preconceito, Razão e sensibilidade, Emma)... Para quem já viu esses filmes e gosta (que é o meu caso), Amor e Inocencia agrada bastante.

Tem tudo que se espera num filme baseado em Jane Austen: interior da Inglaterra no século XVIII, mocinhas casadouras, formalidades exageradas, bailes com danças, pedidos de casamento e tudo mais. A diferença é que não é um romance dela, e sim sobre ela, e isso obviamente muda o desenrolar da história. É diferente, mas é legal. Recomendo para quem gosta do estilo...

Na minha opinião, um ponto que deixou a desejar foi o casting, mas especificamente a protagonista - a americana Anne Hathaway não convence como a mocinha do interior da Ingleterra do sec. XVIII... O papel tinha muito mais a cara das outras atrizes que fizeram personagens de Jane Austen, como a Keira Knightley, Emma Thompson ou Kate Winslet. Já o James McVoy, embora escocês, está perfeito como o galã irlandês, Tom Lefroy. *É engraçado como geralmente atores ingleses se dão bem interpetando personagens americanos, mas muito raramente um ator americano se dá bem interpretando personagem inglês.... Vai saber...

Um Beijo Roubado (nota 4)

Hummm.... Como diria? O filme não é ruim, mas também não é bom. Não é insuportável, mas não envolve... Sei lá, como diria o Chaves, "Nem me sobe, nem me desce"... Tenho um problemas com filmes "estranhos". Alias, filmes de Cannes geralmente não são do meu gosto.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

*TOP 5! Blockbusters mais esperados de 2009

Olá amigos! Cá estou eu fazendo mais uma listinha de filmes. Desta vez pretendo listar quais os filmes que eu mais espero para ver neste ano, dos chamados blockbusters, que são aqueles filmes que se jã não fizerem mais de 60 milhões de dólares logo no primeiro final de semana nos EUA, já são considerados uns fracassos. Aqui vai:

5º lugar: Transformes 2: A vingança dos derrotados - 26 de junho no Brasil
Como uma criança que cresceu nos anos 80, adorava o desenho dos transformes e tinha vários brinquedos deles. Eu fui para o primeiro filme com grande expectativa, e não me decepcionei. O filme é cheio de ação, excelentes efeitos especiais, e muita diversão. Como estão prometendo o segundo filme maior e melhor, vou para o cinema esperando grande entretenimento.

4º lugar: Avatar – 18 dezembro no Brasil
Bom, este é o primeiro filme dirigido, e também escrito, por James Cameron desde o absurdo sucesso de Titanic, que simplesmente é o maior filme em bilheteria mundial de todos os tempos (mas que eu acho um saco!!!). Neste filme, Cameron está prometendo uma nova e revolucionária técnica de captura de movimento dos atores pra criar sua animação. Vale esperar por esta ficção cientifica do cara que já nos trouxe os ótimos Exterminador do Futuro 1 e 2, O segredo do Abismo, Alien 2, entre outros.

3º lugar: Harry Potter e o Enigma do Príncipe – 17 de junho no Brasil
Eu já lí o livro e adorei. Esse filme deverá ser muito bom, além de ser um esquenta pro último (que foi separado em duas partes), que realmente deverá ser expetacular. Dirigido pelo mesmo diretor do Ordem Fênix não tem como este filme desapontar.

2º lugar: Watchmen - O filme – 6 de março no Brasil
Quando soube que o brilhante diretor Zack Snider (de Madrugada dos mortos e 300) tinha sido escalado para esse filme, que adapta o quadrinho mais cultuado de todos os tempo, escrito pelo mestre Allan Moore, fiquei tranquilo. E ao ver as primeiras imagens e trailers, fiquei realmente empolgado para ver o filme.

1º lugar: Star Trek – 8 de maio no Brasil
Nesse momento minha alma nerd falou mais alto. Eu como um fã abandonado de Star Trek, espero faz muito tempo por alguma coisa nova e realmente boa deste universo que já existe desde os anos 60. O fato de este filme ser dirigido pelo J.J. Abrahams, criador de LOST, também ajuda a elevar as expectativas muito. Pelo primeiro trailer, minhas expectativas se elevaram mais ainda.

É isso aí, espero estes filmes não decepcionem. Outros que vale a pena ficar de olho: O curioso caso de Benjamin Button, Sim Senhor, Pagando bem, que mal tem? (título horrível!!!!), The Wrestler, X-Men Origins: Wolverine, Anjos e Demônios, Uma Noite no Museu 2, A Era do Gelo 3, 2012, UP, Sherlock Holmes.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

*TOP 5! Prováveis "BOMBAS" de 2009

Olá amigos. Li hoje uma lista dos lançamentos dos cinemas prometidos para este ano de 2009 e novamente me deparei com um filme que realmente me deixa duvidando da sua capacidade se dar certo. Então olhei com mais cuidado a lista para elegem os 5 filmes que mais prometem, mas que acho que na hora irão decepcionar tremendamente os fãs. Aqui vai:

5º lugar: Exterminador do Futuro 4: Salvação(Terminator 4: Salvation)
Eu já não gostei muito do Exterminador do Futuro 3: A rebelião das Máquinas. Achei o filme totalmente desnecessário, assim como inutilizando totalmente o anterior, Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, que é um dos melhores filmes dos anos 90. Além disso, este filme é dirigido pelo diretor de clipes de música McG, o mesmo que cometeu os filmes As Panteras e As Panteras 2. Sei lá, vamos ver o que acontece.

4º lugar: The Spirit - O filme
Colocar esse filme nesta lista é crueldade, pois ele já foi lançado nos EUA, e recebeu criticas péssimas. Eu realmente esperava bastante desse filme, pois mesmo sendo a primeira investida do gênio dos quadrinhos, Frank Miller como diretor, achava que seria um bom filme. Aparentemente não é, mas com certeza vou esperar sair na locadora para ter certeza.

3º lugar: Street Fighter - Legend of Chun Li
Já tentaram trazer street fighter para o cinema uma vez (lembram do Van Damme como o Guile enfrentando o Raul Julia (?!?!) como o M. Bison?? terrível, não?), e cometeram o mesmo erro de escalar para o papel de Chun Li uma atriz que aparentemente aprendeu a lutar só para esse filme (Kristin Kreuk, a Lana do horrível Smallville). Quero só ver aquelas cenas de luta cheia de Wire Fu (lutas com cabos para "pular") com coreografia a la Chapolin.

2º lugar: Punisher - War Zone
Tá certo que o primeiro filme do Justiceiro (segundo, na verdade, quem se lembra de um filme com o Dolf Lundgren como Frank Castle?? tranqueira total) não foi assim tão ruim, mas também não foi bom. Esse segundo, teoricamente continuação do anterior, teve diversas mudanças de diretor, roteirista, tudo durante a filmagem. Além de o ator principal também ter sido substituído pelo excelente ator Ray Stevenson (who the f*#@??). Esse é bomba certa.

1º lugar: Dragonball: Evolution
Na boa, quem ainda acha que esse filme vai dar certo?? Mesmo que os fãs do anime e mangá ainda consigam se esquecer totalmente das mudanças radicais que foram feitas nos personagens, quando nem um teaser trailer consegue te empolgar, esquece. Ainda notícias que após uma exibição teste, voltaram para filmar cenas adicionais às pressas.


Bom, essa é a minha opinião sobre o que ACHO que vai acontecer. Caso seja o contrário, ficarei muito feliz em retratar essa opinião.

No meu próximo post, serei um pouco mais otimista, elegendo os prováveis 5 sucessos deste ano.

*TOP 5! Melhores de 2008 (outra opinião)

Olá a todos. Estou estreando meus posts neste blog da mesma forma que a Ju.
Espero que gostem da minha lista, que vou seguir o nome do blog e listar somente 5 filmes que acho que realmente merecem destaque no ano de 2008.

Infelizmente eu também não ví o "Ensaio sobre a cegueira", e acredito que se o tivesse visto, ele estaria nesta lista.

5º lugar: Empate O Procurado (Wanted) e Trovão Tropical (Tropic Thunder)
O Procurado é para quem gosta de ação pura. O filme é do começo ao fim ação a adrenalina. Não adianta reclamar que é impossível fazer aquelas coisas. Sente, desligue o cérebro e deixe-se espantar pelas incríveis cenas de ação.
Trovão Tropical é sem sombra de dúvida a melhor comédia do ano. Não só por que quase não houveram boas comédias neste ano, mas por que o filme é muito competente em satirizar o gênero de filme de guerra, mas por encaixar ótimas piadas sem cair pro pastelão. Vejam esse filme, depois vejam Platoon, a semelhanda do Kirk Lasarus com um personagem do Platonn é engraçadíssima!

4º lugar: 1408
Esse filme é muito bom. Um terror que realmente me deixou assustado e com medo, coisa que não acontecia desde "A bruxa de Blair". Como outros muitos, este filme é baseado num livro de Stephen King, o mestre do terror. A atuação de john Cusack, que passa praticamente 70% do filme sozinho na tela, realmente te passa o desespero de estar praso de um quarto mal. Não são feitas muitas explicaç~eos, o que deixa tudo muito mais aterrorizante. "It´s just an EVIL fuckin room."

3º lugar: Rebobine por favor (Be Kind Rewind)
Não vou dizer que esse filme foi uma agradável surpresa, pois desde que fiquei sabendo de seu enredo, sabendo ainda que este filme seria dirigido pelo inventivo Michel Gondry (responsável pelo excelente Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança), não pude deixar de acompahar de perto as notícias sobre sua produção. E realmente, o filme é pura diversão. Não é um filme que se dá gargalhadas histéricas, mas é um filme que te deixa com um sorriso constante durante troda sua projeção, e depois que se sai do cinema também. A criatividade que os protagonistas usam para "Suecar" os filmes clássicos é pura diversão.

2º lugar: Home de Ferro (Irom Man)
Realmente um filme divertido, ótimo exemplo de filme de origem de super herói.
A ação é muito boa, os diálogos são na medida certa, e o desenvolvimento do Tony Stark interpretado pelo Robert Downei Jr é perfeita. ninguém caberia melhor no papel que ele. Deu a medida certa entre a canalhice e heroismo que o personagem merece.
Nota também para os efeitos especiais que relamente estão de primeira.

1º lugar: Empate: Wall-E e Batman o cavaleiro das trevas (Batman the dark knight)
Soibre Wall-E, é fácil falar. É a melhor animação já feita pela Pixar, e falar isso não é pouco, basta lembras dos fantásticos Mostros, Os Incríveis, Procura de Nemo, entre outros. Não existe maneira de não se apaixonar imediatamente pelo robozinho Wall-E. O filme é perfeito em termo de enrdo (bastante forte, se pensarmos bem), visual, personagens, e icrivelmente tudo isso com pouquíssimas falas. Não me canso de assisitir repetidas vezes. Se você ainda não viu, PARA TUDO E VAI VER AGORA!!!!
Com relação ao Batman, também é fácil falar. Não acredito que se faça um filme de herói melho do que este. E isso me preocupa um pouco, pois tenho a impressão que daqui é só ladeira abaixo.
O enredo é incrivelmente bem amarrado e bem construido, a dieração de Cristopher Nolan é sólida e extremamente realista. As interpretações estão ótimas como em Batman Begins, Christian Bale é um excelente Bruce Wayne, Gary Oldman com Comissário Gordon, também merece menção honrosa. Mas quem realemnte vai entrar para a história do cinema por esse filme é Heath Ledger. Não pelo fato de ele ter falecido e este ter sido seu último filme, mas pelo fato de ele ter construido o Coringa definitivo. Nada de risadinhas e palhaçadas sem sentido. O Coringa de Ledger é absolutamente cruel, sádico, anarquista e doente. Deste seus trejeitos até sua voz, tudo está perfeito. É uma pena que não poderemos ter outra vez esse personagem nas telas.


Bom, minha lista de 5 filmes virou 7 filmes, hehehe, mas não tem problema.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Driblando o Destino / Bend it like Beckham (nota 8)

Esse ano já é o segundo filme com temática india que assisto no ano, isso que estamos no dia 4 de janeiro. Já tinha visto esse filme, e foi bom revê-lo. É uma gracinha de filme. Para quem não conhece, é uma espécie de versão adolescente e indiana de casamento grego.

O juri (nota 9)

Já tinha visto. É um ótimo filme de tribunal - um dos melhores na minha opinião. Roteiro, atuações, direção na medida. Recomendo muito.

Slumdog Milionaire (nota 9)

Como eu tinha escrito ontem mesmo, Danny Boyle é um diretor sensacional. Na mesma linha do comentário anterior, é impressionante como ele tira da manga os filmes mais improváveis. Dessa vez, por incrível que pareça, ele mostra um filme indiano legítimo - atores indianos, dialogos indianos, cenário indiano, e tudo mais...

O filme é muito bom. Tem um lado meio pesado, que é o submundo de um país de 3º mundo (impressionante como lembra o Brasil de Cidade de Deus), mas é um filme muito interessante, bem construído, atual e cativante. Recomendo muito.

Obs: Ele já está pintando como azarão nas premiações de 2008. Espero que dessa vez o Danny Boyle tenha o reconhecimento que ele merece.

sábado, 3 de janeiro de 2009

1408 (nota 10)

Esse filme é o máximo (tá até na minha liste de melhores de 2008). Sabe aqueles filmes que você tem certeza que tem pacto com o capeta?! Pois bem, com certeza é o caso do 1408. Claustrofófico, aflitivo, perturbador. Sensacional.

Platoon (nota 9)

Sei que já tinha visto, mas não lembrava muito. É realmente um filme sensacional. Um clássico de guerra. Recomendo a quem não viu!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

*TOP 5! Melhores de 2008

2008 passou como um rojão e desde já estou certa que foi um dos anos mais memoráveis da minha vida, por que afinal foi o ano do meu casamento... Como tudo na vida, o que foi muito bom por um lado, acabou refletindo em outros lados: certamente 2008 foi o ano que fiquei mais afastada dos filmes nos últimos 10 anos (pelo menos). Fui poucas vezes ao cinema e não dei conta de ver tudo que eu normalmente veria. Que fique claro que isso não é uma queixa ao ano, apenas uma constatação dos fatos.

Além de o meu ano ter sido particularmente complicado, acho que a industria cinematográfica também não cooperou. Poucos grandes filmes. Pensando bem, apenas “Ensaio sobre a cegueira” eu queria ter visto e não vi ainda. (Que vergonha – todo mundo viu!)

Acho que vale (como todo bom começo de ano) fazer uma lista dos filmes que assisti em 2008 que mais gostei.. O nome do blog é top 5, mas já que a lista é de filmes do ano inteiro, vou tomar a liberdade de passar para 10.

Então taí embaixo, meu top 10 filmes de 2008

TOP 10 - MELHORES FILMES DE 2008

10º
Quebrando a banca / 21


Horton e o mundo dos quem / Horton Hears a Who!


Batman - cavaleiro das trevas / Darknight


Vestida para casar / 26 dresses


Trovão Tropical / Tropic Thunder


1408


Juno


Be kind - rewind / Rebobine por favor


Iron Man / Homem de ferro


Wall-e

Sunshine (nota 9)

Danny Boyle é realmente um dos meus diretores favoritos. Ele tira da manga os filmes mais fantásticos dos gêneros mais variados. Não sei de nenhum diretor que faça como ele faz. Sunshine é uma ficção científica incrível e arrepiante. Vale muito a pena.

E vale também recomendar os outros filmes dele: Extermínio, Trainspotting, Cova Rasa, A praia, Por uma vida menos extraordinária)

Revolutionary Road (nota 7)

Meu coração disparou de alegria quando fiquei sabedo que o Leonardo diCaprio e a Kate Winslet fariam um filme juntos 12 anos depois de Titanic. Quando as imagens de Revolutionary Road começaram a pintar na Internet (principalmente aquela que eles estão abraçados, dançando), parecia um sonho... Finalmente o Jack e a Rose estariam juntos de novo.... Eu era uma das minhares de fãs de Titanic que mal podia esperar por esse momento, tanto que baixei o filme da Internet porque não podia esperar até 30 de janeiro para assistir.

Pois bem, contextualizado o cenário emocional que envolvia esse filme para mim, vamos ao filme propriamente... Realmente os dois (Leo e Kate) formam um casal muito especial. A química ainda existe e vê-los juntos realmente dá um frio na barriga. No filme eles são casados e tem filhos, mas o romance meio que acaba por aí... O filme é daqueles filmes "mundo-cão", que ninguem é feliz e que não importa o que aconteça ninguem vai ser feliz e ponto. É a infelicidade plena e soberana que assola a sociedade. O filme vai na mesma linha de Pecados Íntimos, Felicidade e o própio Beleza Americana (que também é do Sam Mendes, diretor do Revolutionary Road e marido da Kate Winslet). Entenderam o que eu quero dizer com filme "mundo-cão"?

Não me entendam errado, o filme é muito bom. Direção, roteiro, performances, direção de arte, tá tudo lá como devia ser. É um filme forte e merece todos ou louros que um grande filme deve ter. A minha única questão pessoal é que eu não "compro a idéia" desses filmes. Ainda bem, né?! Essa visão negra e pessimista davida que o filme deixa é bem incomoda. Como é que alguem pode viver com essa crença que a vida é uma merda mesmo? Claro que a vida não é perfeita, longe disso, mas a felicidade e a satisfação pessoal com a vida e com as conquistas do dia-a-dia existe sim e devemos buscá-las sempre. Vale a pena.... Ufa...

Quanto ao Leo e a Kate, espero que eles ganhem prêmios e reconheciomentos por Revolutionary, porque eles merecem... Mas continuo na torcida para que eles façam um filme em que interpretem um casal que faça jus ao maravilhoso Jack e a Rose de outrora...

2009 vai ser diferente!

Inicio o ano de 2009 prometendo que as coisas vão ser diferentes do ano que passou. Agora esse blog de cinema vai ser para valer!

A minha meta: Atualizar regularmente o blog, falando de cada filme que eu assistir, dar a ele uma nota de 0 a 10 e deixar um comentário que achar válido.

Mas desde já quero deixar uma coisa clara, não sou crítica profissional e nem tenho essas pretensões. Sou alguem que gosta muito de cinema, que aprecia um bom filme, seja ele de que estilo for.